especial cebolinha ( super atrasado )

Cebolinha completa 50 anos em outubro. Um dos mais adoráveis personagens dos quadrinhos, o menino surgiu nas tiras do jornalFolha de S.Paulo em 1960, contracenando com Bidu e Franjinha. Apareceria em seguida na revista Zaz Traz, da editora Continental, e também na capa do almanaque da revista — tudo na mesma época. Em 1973, ganharia título próprio na Editora Abril (causando certo ciúme na superestrela Mônica!). Depois disso, viriam compilações de tiras e de histórias clássicas.



Primeira tira, na Folha de S.Paulo (out/60), conforme registrado no livro As Tiras Clássicas da Turma da Mônica (Panini, set/07)



Um Cebolinha bem cabeludo, na capa do ultrarraro Almanaque de Zaz Traz (Editora Continental, início dos anos 1960) — uma ilustração de Waldyr Igayara, que depois desenharia mais de duas centenas de trabalhos Disney pela Abril

Gag apontada por alguns como a primeira aparição do personagem, na revista Zaz Traz


 

Bidu #5 e 6, Editora Continental, início dos anos 1960: filhote de Zaz Traz



Cebolinha #1, Editora Abril, janeiro de 1973...



...que seria reeditada no verso de Cebolinha #120 (dez/82), na comemoração dos 10 anos do gibi, repetindo a ideia de Mônica #120 (abr/80): o segundo e último Cebolinha de lombada quadrada (o primeiro tinha sido o #100, de mai/81)



Em set/07, a Panini incluiu um fac-símile da edição primeira no box da Coleção Histórica da Turma da Mônica, hoje já rara



Em dezembro de 1978 veio o primeiro almanaque: ainda em formato pato, capa plastificada e 132 páginas. História de abertura: a clássica Cebolinha Muito à Vontade, publicada originalmente no gibi de estreia do menino. Pela Editora Abril, até mai/86, foram oito edições no total. Depois, pela Globo e Panini, o título ganharia em regularidade e perderia em charme



O especial em formato magazine Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta viria em nov/78, pela Editora Abril. Muitos anos depois, ganharia novas cores e capa dura, pela Panini (set/09)


Um dos quinze volumes da Coleção Um Tema Só (versão livraria), pela Editora Globo (2003). A última HQ — absolutamente clássica — desta edição vale pela coleção inteira



Uma capa caprichada para a estreia na Panini: na verdade, a edição #415, contando as 168 da Abril e as 246 da Globo. Neste mês de outubro, Cebolinha chega à sua edição #460!




mais sobre ele 







UM GALOTO DIFELENTECebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa.
Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer “vítima”? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro.







evolução





1 comentários:

Cid Costa Neto disse...

Uma pena estragar as imagens com a marca do blog. Queria guardá-las, mas assim fica impossivel.

Blogger Template by Clairvo