Tags

Crônica 253 - "Um século de Disney"


Um jornalista de Curitiba pede-me uma opinião sobre a comemoração dos 100 anos do nascimento de Walt Disney, a ser comemorado em 5 de dezembro. Sugere que eu fale da influência da obra de Disney, do contato que tive na infância com suas criações e da importância da obra disneyana.
E eu atendo com gosto, pois não há quem não tenha sido influenciado por algum dos envolventes e agradáveis tentáculos da multinacional Disney. Desde os maravilhosos desenhos animados das décadas de 40/50 (os clássicos) até as emoções dos grandes Parques Temáticos. Passando pelos quadrinhos, pela música, pelos livros, pelos produtos licenciados. Lembro-me bem de quando iniciava minha alfabetização, em meados dos anos 40, usando as páginas em quadrinhos da antiga publicação chamada" O Globo Juvenil". E ali, em bonitas reproduções coloridas, vinham as historinhas do Zé Carioca e do Panchito que eu "decifrava", maravilhado...


Foram os personagens que me apresentaram Disney, antes mesmo de que eu chegasse às revistas que surgiram muito depois, editadas pela Abril.
Mais ou menos pela mesma época, um álbum de capa dura, lançado pela editora Brasil-América, contava em desenhos e textos a história do filme "Você já foi à Bahia?" que foi um dos meus primeiros e preciosos livros. Depois, nos anos seguintes, eu cresci acompanhando a obra de Disney, transformando-se na gigante de produções memoráveis, com belos filmes de animação acompanhando o gosto e os tempos novos.
E, ainda hoje, vou buscar na Pequena Sereia, no Rei Leão, no Aladim, a renovação das emoções que Disney me provocava desde a infância, acrescidas, agora, pelos sensacionais espetáculos musicais que não me canso de ver na Broadway, juntamente com meus filhos.
Repete-se a história. E Disney continua nos acompanhando. Agora, como uma grande empresa, preocupada com a busca do novo, a manutenção da qualidade e da filosofia original do criador Disney e com o planejamento cuidadoso do futuro.
Embora eu esteja atuando na mesma área, com momentos de competição saudável, não tenho dúvidas de que a atuação da Disney é um marco e uma referência.
Pra mais de século.


14.11.2001

1 comentários:

Junior disse...

muito legal você poder postar agora, mas eu ainda quero postar! =D Até mais!

Blogger Template by Clairvo