gibizeiro
Gibizeiro”
Aprendi a gostar de ler gibi e virar um ‘gibizeiro’ no hospital, juro! Como eu ficava muito tempo internado de papo pro ar, minha mãe levava pra mim várias revistas em quadrinhos, em especial as da Mônica e sua turma.
Sem dúvida que eu era fã incondicional do Cascão, daí talvez o fato de eu gostar maaaais ou menos de tomar banho… . Enquanto lia, eu certamente me transportava das dores agudas da enfermaria para aquele mundo cheio de travessuras, de brincadeiras, de graça muito engraçada!
Mal sabia eu que o autor daquelas tiras que tanto me envolviam, em encantavam e me distraiam ia ser um grande defensor de um projeto meu: a dominação do mundo por parte dos “matrixianos”…
Hoje, abrindo a Semana Especial da Criança aqui no “Assim como Você”, tenho a honra de receber um dos mais importantes desenhistas dos universos tudo: Maurício de Sousa… Aêêêê!
Minha dedicada patroa , Thaís Naldoni, entrevistou o mestre dos quadrinhos, que colocou personagens “malacabados” inteiramente integrados em meio de sua inconfundível turma.
Com vocês e para todas as crianças, uma conversa com o pai de Dorinha, - que num enxerga um palmo na frente do nariz e puxa o cão-guia Radar - ; do Humberto - menino que tem o escutador de novela avariado – do cadeirantinho serelepe Luca, e de Tati, que tem síndrome de Down.
Divirtam-se!
Blog - Antes da onda de se falar sobre inclusão, você já tinha o personagem Humberto, que é surdo. Qual a motivação para criá-lo? Ele é inspirado em alguém real?
Maurício de Sousa - Não. O Humberto é um personagem de ficção, que julguei interessante incorporar à turminha. Ele passa uma mensagem de inclusão mais do que natural.
Blog - Entre a criação de Humberto e Luca passaram-se muitos anos. Já entre Luca e Dorinha, o tempo foi bem menor. O que o levou a criá-los?
Maurício - Foi a necessidade de incorporar mais alguns amiguinhos da turma com necessidades diferenciadas para podermos trabalhar melhor o processo de inclusão.
Blog - Todos os personagens com deficiências têm em seus traços características que se sobressaem a elas. Luca é descolado, joga basquete e as meninas são loucas por ele. Dorinha é super fashion, mesmo que não enxergue a roupa que está usando…
Maurício - Essas características são colocadas para reafirmar ao público, principalmente às crianças, não somente a mensagem de inclusão, mas também a de que pessoas com algum tipo de deficiência têm suas vaidades, necessidades, sonhos e personalidades diferentes.
Blog - Qual a reação dos leitores da Turma da Mônica - e suas famílias - com a entrada nos personagens com deficiência?
Maurício - Pelo contato que tenho com as crianças, principalmente quando estas e os personagens se encontravam no “Parque da Mônica” (que existia dentro de um shopping de São Paulo), eu percebia a curiosidade natural que há com respeito à vida de uma menina cega, de um cadeirante...
Nasciam diálogos curiosos, respeitosos, e carregados de humanidade entre a criança e o personagem. Este, naturalmente, bem preparado para responder às perguntas. Isso deve acontecer com relação aos quadrinhos também.
As histórias devem desencadear uma curiosidade natural para uma conversa mais aberta e corajosa de um leitor com uma pessoa com algum tipo de deficiência.
Blog - Qual a importância de expor as crianças às diferenças, com a inserção de personagens diversos?
Maurício - Aumenta o respeito e a informação. É tudo de bom.
Blog - Qual o cuidado ao escrever histórias que abordam a deficiência, principalmente quando o público-alvo é infantil?
Maurício - Temos que nos preparar bem, conhecer a realidade dessas crianças e tentar passar tudo isso, com a maior naturalidade, nas historias. Por exemplo, para criar a Dorinha, conversamos muito com a educadora Dorina Nowill (que morreu no final de agosto). E muito da Dorinha nasceu dela. Já para criar o Luca, conversamos muito com atletas para-olímpicos. E foi um aprendizado para todos nós do estúdio.
Blog - Existe a cobrança por mais personagens com algum tipo de deficiência na Turma? Há algum plano?
Maurício - Neste momento, não. Mas estamos atentos e preparados para continuarmos com esse trabalho.
creditos a mix tmj
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